fbpx
Colégio Valle dos Príncipes - Santarém

Colégio Valle dos Príncipes

Equipa

Amélia Nogueira

Diretora Pedagógica Creche

É Educadora de Infância e fez a sua formação na Escola Superior de Educação João de Deus tendo tirado também aí a sua licenciatura.

Trabalhou com todas as faixas etárias, desde a creche ao 1º ciclo, e nos últimos 18 anos como diretora pedagógica.

Procurou sempre enriquecer os seus conhecimentos, de modo a pô-los em pratica, com varias ações de formação e novas aprendizagens, mantendo-se informada e atualizada.

Abraçou o projeto Valle dos Príncipes desde a sua raiz no ano 2006, com a vontade de inovar e de dar confiança a quem os procura.

Considera-se uma pessoa dinâmica e responsável, atenta, educada e  harmoniosa, sensata,  exigente e respeitadora , proporcionando assim um ambiente de trabalho tranquilo com boa disposição e felicidade, pautando pelo rigor e qualidade no desempenho das funções a que se propõe para atingir os mais variados objetivos.

“Com o maior orgulho por pertencer a este grupo empresarial e esta equipa, sou Feliz, faço o que gosto.”

Nathalie Baronet

Ano letivo 2023/2024: Berçário

Licenciada em Educação de Infância desde 2005, pelo Instituto Piaget, já desempenhou funções em todas as valências, sendo o pré-escolar o desafio mais estimulante.

Caracteriza-se como sendo uma pessoa bem-disposta, dinâmica, carinhosa e criativa.

Gosta de trabalhar com crianças e incutir-lhes as bases necessárias e essenciais para que cresçam em perfeita harmonia. É, por isso, uma pessoa exigente e sempre empenhada em melhorar e em adquirir novos conhecimentos para que pratique um bom ensino às suas crianças.

Rosélia Silva

Ano letivo 2023/2024: Sala de 1 ano

Educadora de infância, pelo Instituto Piaget, gosta de trabalhar com crianças, compreendê-las e desfrutar com elas os vários divertimentos e fantasias que lhes são característicos. Considera a sua profissão muito gratificante, pois o jardim-de-infância é muitas vezes o primeiro passo das crianças na sociedade e é nesta etapa que há mais desafios, quer na imaginação, sentido de humor e espírito alegre, quer nas respostas às mais diversas curiosidades das crianças. Para ela, ser educadora de infância é mostrar vários caminhos e possibilidades, ensinando a criança a crescer na sua imaginação, criatividade e desenvolvimento motor, descobrindo a sua individualidade e estimulando o seu contato com os outros. O maior desafio é que nestas idades não existem receitas, cada criança é um ser único e diferente, que a cada etapa nos ensina uma nova forma de educar.

Marta Monge

Ano letivo 2023/2024: Sala de 2 anos

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”  -Augusto Cury

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich desde 2016, já passou pelas diferentes valências desde a creche ao 1º Ciclo do Ensino Básico.

Acredita que o tempo passado na escola é muito importante para promover o crescimento e a aprendizagem das crianças e por isso tenta ser facilitador dessas vivências.

É apaixonada pela sua profissão e considera-se uma profissional dedicada, atenta e serena.

Laura Henriques

Ano letivo 2023/2024: Sala dos 3 anos

Licenciada em Educação Básica e Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém. Iniciou o seu percurso como explicadora de 1.º Ciclo em 2020, tendo passado ainda pelas AEC’s no Ensino Público.

Apaixonada pela área da Educação desde muito cedo, considera que a profissão de docente tem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças. É desde a infância que as crianças começam a explorar o mundo, a construir a sua personalidade e a absorver os valores essenciais para o seu futuro. Acredita que “é importante respeitar o tempo de cada criança na aprendizagem e entender que cada um possui a sua própria maneira de ver o mundo!” – Marianna Moreno

Considera-se uma profissional dedicada, atenciosa e dinâmica. E desta forma, tenta promover o melhor ambiente educativo para proporcionar experiências significativas.

Elizabete Tadeia

Ano letivo 2023/2024: Sala dos 4 anos

Diretora Pedagógica Pré-escolar

Licenciada em Educação de Infância desde 2003, formada na Escola Superior de Educação de Santarém, com experiência em várias áreas da educação.

        De uma personalidade forte e grande sentido de responsabilidade, mas sempre com um abraço e um sorriso para acolher aqueles que são o motivo de toda a sua dedicação, as crianças.

      Vê a educação de infância como a etapa das maiores descobertas, onde a evolução se vê a cada dia, sendo esta a sua paixão desde cedo. Para si, ser educadora é despertar os sentidos para que as crianças possam ser genuínas, autónomas, confiantes e motivadas para descobrir o mundo que as rodeia.

Assim, “a prova do sucesso da ação educativa, é o sorriso de cada criança.” Maria Montessori

Monica Galveias

Ano letivo 2023/2024: Sala dos 5 anos

Licenciada em Educação Básica e com frequência no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo, na Escola Superior de Educação de Santarém.

Durante dois anos, exerceu funções como mentora de atividades extracurriculares no 1.º Ciclo do Ensino Básico em várias escolas, em Santarém.

Denota o seu sentido de responsabilidade e considera-se uma profissional dedicada, carinhosa e empenhada em proporcionar às crianças um ambiente educativo seguro, propício ao desenvolvimento de aprendizagens significativas e construtoras da sua identidade e personalidade.

O olhar projetado sobre a educação pré-escolar centra-se na aquisição das competências básicas necessárias para que as crianças se tornem cidadãos autónomos, críticos e responsáveis acerca do mundo que as rodeia.

“Ser é educador é ser poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com paciência e colher com sabedoria” – Augusto Cury.

Mariana Carrilho

Ano letivo 2023/2024: 1º ano

 “Os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor.” – Rubem Alves

Ser professor é uma das profissões mais incríveis, enriquecedoras e de mudança constante tanto para o profissional de educação como para os seus alunos. É uma aprendizagem e troca de ideias entre professor-aluno sucessiva; é permitir ao aluno que realize e exprima a sua lógica, mesmo quando esta é diferente de todos os outros. É refletir e ter uma intenção em tudo aquilo que é realizado. É permitir falhar, é ouvir, é amar. No fundo, é permitir que se aprenda, fazendo. Com paciência, ponderação, rigor e muito amor. Como diria Maria Montessori, ajudem-me a crescer, mas deixem-me ser eu mesmo, porque afinal, são apenas crianças.

Flávia Epifânio

Ano letivo 2023/2024: 2º ano

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” – Paulo Freire

Considera que enquanto professores, somos os primeiros agentes de conhecimento sobre o mundo das nossas crianças e, como tal, temos um papel fulcral na construção das suas identidades e na formação dos adultos de amanhã.

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação de Lisboa e Mestre em Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém.

Sonha ser professora desde pequenina e espera deixar uma marca positiva na vida de todos os alunos com quem se cruza. Acredita que “ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com os seus próprios pés.”

Sofia Guedes

Ano letivo 2023/2024: 3º ano

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém. 

Considera que a profissão docente é desafiante, mas é a chave para desbloquear as mentes das futuras gerações. Um professor tem de saber ser afetuoso, compreensivo e ajudar as crianças a tornarem-se cidadãos ativos na sociedade pois, só deste modo, se gera a mudança e torna-se o mundo num lugar melhor. 

Carateriza-se por ser prestável, atenciosa, organizada e criativa. A satisfação das necessidades e interesses das crianças são os orientadores da sua prática. 

Rute Sá

Ano letivo 2023/2024: 4º ano

 “A suprema arte de ser professor é despertar entusiasmo em relação ao conhecimento e à expressão criativa” ( Albert Einstein)

Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, considera que são estes alicerces que têm tornado tão entusiasmante a missão de fazer aprender, de ensinar e de formar os seus alunos.

Desde cedo percebeu que a área do ensino a fascinava não existindo dúvidas relativamente ao percurso académico a seguir – docente do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo concluído a Licenciatura na Escola Superior de Educação de Santarém. Após o termino da Licenciatura esteve um ano ligada à Animação Cultural, nas Atividades Extracurriculares, tendo ingressado posteriormente na equipa de docentes do Colégio Valle dos Príncipes onde permanece desde 2007.

Considera-se uma profissional dedicada, criativa, empenhada, assertiva e sempre atenta às necessidades das crianças, com vista a prepará-las para o seu futuro! “Educar não se reduz a instruir, a transmitir conhecimentos e destrezas, mas sim a centrar-se no desenvolvimento integral da pessoa – atitudes, sentimentos e valores – que a fazem ser uma pessoa capaz de viver e conviver em sociedade.”

Cláudia Santos

Ano letivo 2023/2024: ATL 1ºCiclo

Diretora Pedagógica 1ºCiclo

Licenciada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém, desde 2001.

Professora por vocação e sonho de menina, considera que para se ensinar é preciso aprender diariamente com os desafios da sala de aula.

Professor e aluno fazem o seu percurso lado a lado, completando-se um ao outro.

Trabalhadora, responsável, compreensiva, simpática e um pouco introvertida ao início.

Diana Vasques

Ano letivo 2023/2024: ATL 1ºCiclo

Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém.

                Desde pequenina que se lembra de ter o sonho de trabalhar com crianças.

                Considera que um professor deve saber lidar com as diferenças de todas as crianças e ser flexível, tendo como objetivo ajudar o aluno a refletir e a formar o seu próprio conhecimento. Menciona ainda que é importante criar-se uma boa ligação entre professor e aluno para que este veja o professor como um exemplo de fonte de inspiração para o futuro.

                Descreve-se como uma pessoa bem-disposta, carinhosa, responsável, compreensível e dedicada. 

Ana Rita Coelho

Ano letivo 2023/2024: ATL 2ºCiclo

Professora de 2º Ciclo do Ensino Básico, passou pelo ensino público e pelo ensino privado.

Considera-se uma pessoa atenciosa, humilde, carinhosa e objetiva.

Ser professora é um desafio constante e uma reflexão frequente e rigorosa sobre o ato de ensinar, tentando alcançar a melhor forma de acompanhar os seus alunos e levá-los a ultrapassar qualquer obstáculo.

Considera a profissão muito gratificante, orgulhando-se de ver o crescimento dos seus alunos e partilhando a conquista das suas metas, deixando um bocadinho de si e recebendo um bocadinho de cada um.

“Ser professor é saber somar. É gostar de dividir e ter o dom de multiplicar.” Roseli de Abreu

Carolina Carvalho

Ano letivo 2023/2024: Prolongamento

Licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação de Santarém. Considera-se uma pessoa atenciosa, carinhosa, energética e pró-ativa. Menciona que o papel de Professora passa não só por ensinar, mas também aprender e partilhar diversas experiências. Ser Professora é ser amiga, é ajudar e estar sempre pronta para ouvir as crianças. Revela ainda que ver a evolução das crianças é das melhores experiências que pode vivenciar.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”

Paulo Freire.

Auxilares Creche e Pré-escolar

Tânia Freilão

Tirou o curso de técnica de ação educativa em 2008 e  desde daí que trabalha na área da educação.

Passando por diferentes faixas etárias desde a creche (berçário, 1 ano e 2 anos) ao pré-escolar (3, 4 e 5 anos), acompanha as crianças em todas as suas rotinas diárias e atividades, bem como na limpeza dos espaços.

Tem alguma capacidade em se adaptar ao meio e trabalhar com diferentes tipos de pessoas. Sente-se realizada com a profissão que escolheu.

Raquel Figueiredo

Assistente de Ação Educativa (nível 3 – tipo 5)

Iniciando a sua  atividade profissional na entidade  Enfis, Ensino Lda a 01 de setembro de 2008 e passando por todas as valências, sou uma pessoa apta a qualquer desafio que me seja proposto.

Um sorriso, um afeto, desde muito cedo  despertou em mim uma vontade imensa de trabalhar com crianças.

Educar é: saber ouvir, ser, estar, dar em cada momento do desenvolvimento de cada criança. Este é o meu desafio diário para formar crianças felizes.    

Marta Louriceira

 Auxiliar de ação educativa neste Colégio há 13 anos, sempre trabalhei nesta área da qual gosto muito.

Sou uma pessoa alegre, amiga e extrovertida.

As crianças dão-nos sempre novas aprendizagens e outras perspetivas  da vida , o que nos enriquece enquanto pessoas.

.

Nathiele Moura

 

Iniciou a sua atividade na entidade Enfis Ensino, Colégio Valle dos Príncipes em 2022.

Reconhece que ser auxiliar de ação educativa vai muito além do auxílio nas atividades diárias. Tem haver com criar relacionamentos sólidos de respeito, cuidado, proteção e amizade.

A partir do momento que passou a ver de perto o crescimento e desenvolvimento das crianças, concluiu que é algo muito mais profundo, intenso, mágico… é gratificante.

Descrita como “dedicada, transmitindo todos os dias o melhor de si às crianças, sendo sempre atenciosa, cordial, otimista, zelosa e carinhosa.”

“Crianças são como borboletas dançando ao vento! Algumas voam rápido, outras voam pausadamente, mas todas voam do seu melhor jeito, porque cada uma é ESPECIAL. “ – Inês Clímaco

.

Rafaela Fidalgo

 

Terminou o curso de Ação Educativa em 2018, onde teve a oportunidade de estagiar em diferentes instituições e de “explorar” todas as valências do jardim de infância.

Iniciou a sua atividade em 2019, num colégio onde permaneceu até chegar aos Valle dos Príncipes em 2022.

A sua experiência foi praticamente toda com crianças de ATL de 1º ciclo, e chegou aos Valle dos Príncipes com um desafio, “A Creche”.

Considera-se uma pessoa dinâmica, flexível e determinada.

Adora o trabalho que faz e jamais o trocaria por outra profissão.

As “nossas” crianças são o futuro de amanhã, e nós educadores, professores e auxiliares somos o espelho deles.

“A única forma de chegarmos ao impossível é acreditemos que é possível” – Alice no País das Maravilhas.

.

Sofia Graças

Técnica de auxiliar de ação educativa desde 2020, iniciou o seu percurso na valência de pré-escolar, tendo passado também pela valência de creche.

Considera-se uma pessoa com boa disposição, dinâmica e atenciosa.

.

.

Tatiana

Auxiliar de ação educativa desde 2019, começou o seu percurso no ensino publico na Valencia de pré-escolar, neste momento exerce a sua profissão na valência de creche.

Desde cedo que soube que o seu futuro passaria pela área da educação, uma vez que era apaixonada pelas crianças e pelo mundo que as rodeia.

Sente que é gratificante ver o desenvolvimento de cada criança dia após dia.

Considera-se uma pessoa dedicada, carinhosa, alegre e dinâmica.

.

Ana Rita

 

Auxiliar de Ação Educativa, considera esta profissão muito gratificante e desafiante.

Caracteriza-se por ser uma profissional alegre, atenta e atenciosa, o que lhe faz despertar a vontade de trabalhar com crianças.

“No coração das crianças vivem a compaixão e a sabedoria de quem é inocente.”